Incêndio em madeireira no RS: os perigos da poeira combustível

Madeireira

A explosão que vitimou cinco trabalhadores em uma madeireira no Rio Grande do Sul reforça a atenção que as indústrias precisam ter com os processos de fabricação onde haja a presença de poeiras combustíveis.

O grande acúmulo de poeiras, muito comum no interior das fábricas, esconde perigos que muitas vezes são desconhecidos pelo setor de segurança da empresa e colaboradores.

Com a dispersão incorreta da poeira combustível, aumentam-se as chances de incidentes graves, causando danos de patrimônio e colocando a vida de pessoas em risco.

É comum relacionarmos incêndios ao manuseio incorreto de solventes, combustíveis e gases inflamáveis. Porém, existem certas substâncias que, em contato com o ar e faíscas, podem explodir. É o caso do pó da madeira seca.

 

O que é poeira combustível?

Poeira combustível corresponde a partículas finas que apresentam riscos de explosão quando entram em contato com o ar e com fontes de ignição (faíscas).

Existem muitos materiais que não são combustíveis em forma sólida, mas quando transformados em poeira de grandes proporções podem oferecer perigo, como é o caso da madeira.

Outros produtos, como açúcar, farinha e algumas poeiras de origem metálica, podem causar explosões quando expostos a altas concentrações de pó. Quanto mais finas são as partículas, maiores são os riscos de explosões.

Entre os segmentos de indústria que podem concentrar poeiras combustíveis em seus processos produtivos estão: Alimentos e Bebidas, Grãos, Madeireira, Fábrica de plástico, Empresas de Reciclagem e Farmacêutica.

Quando confinadas e aquecidas, essas partículas provocam explosões secundárias que tendem a ser mais graves do que a primeira. Por isso, os possíveis locais de concentração de poeira combustível precisam estar sempre limpos e com medidas preventivas, evitando grandes quantidades de pó suspensas no ar.

LEIA MAIS: Importantes fontes geradoras de risco de explosão que sua empresa precisa ficar atenta

 

O que provocou o incêndio na madeireira em Montenegro?

Em setembro de 2012, uma empresa de painéis de madeira, localizada no Rio Grande do Sul, sofreu com uma forte explosão na área de peneira, ferindo sete trabalhadores que estavam no local. Destes, cinco não resistiram aos ferimentos e faleceram.

De acordo com a Polícia Civil, responsável pela investigação do caso, uma falha mecânica foi a causa da explosão. Uma faísca do processo automatizado de peneira entrou em contato com o pó da madeira seca suspenso no ar.

Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego constaram ainda que a empresa não possuía um plano de prevenção para este tipo de acidente.

Infelizmente, esta é a realidade de muitas indústrias. Ao desconhecerem os perigos presentes em seus processos de produção, não conseguem desenvolver todas as ações preventivas para evitar graves incêndios e explosões.

 

Como reduzir o risco de explosões e madeireiras e outras indústrias?

As ameaças de explosão são identificadas com a ajuda de uma equipe especializada, que faz uma auditoria nas dependências da indústria para identificar atmosferas explosivas.

Feita essa averiguação, são tomadas as providências conforme as necessidades de cada empresa. As ações se iniciam com um projeto de classificação de áreas até instalação de exaustores para dispersar poeiras combustíveis de forma segura até a adoção de equipamentos Ex, específicos para áreas classificadas.

LEIA MAIS: Como fazer um bom gerenciamento dos riscos de explosões

Este é um dos trabalhos desenvolvidos pela Project-Explo, considerada a mais importante representante do segmento de gerenciamento de riscos de explosões no Brasil.

Localizada na cidade de São Paulo, a empresa é composta por profissionais altamente qualificados e preparados para oferecer uma consultoria com base nas orientações das NRs.

A empresa entregará um amplo diagnóstico, com indicações claras do que é necessário ser feito para garantir adequação às normas, com investimento justo e máxima segurança.

Entre os clientes que já atestaram os serviços da Project-Explo Tramontina, Eucatex, Duratex, Klabin, Faber Castell, Arauco, Bracell, entre outras.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelo formulário pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95702-8894.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.

Open chat