Escolha uma Página

Importantes fontes geradoras de risco de explosão que sua empresa precisa ficar atenta

Na hora de realizar consultoria de prevenção de explosão nas indústrias, é importante identificar os agentes que podem gerar riscos e provocar essas explosões. Quando mal manipuladas ou processadas, essas substâncias se tornam altamente perigosas para o patrimônio e para as pessoas que trabalham ou frequentam o local.

No processo de consultoria, a identificação das fontes geradoras de risco de explosão é feita no momento em que se realiza o projeto de classificação de áreas. Esta identificação permite à empresa ou indústria tomar as medidas mais assertivas para proteger e prevenir danos muitas vezes irreversíveis ao seu patrimônio.

As explosões colocam a vida dos trabalhadores em risco e levam à interrupção dos processos produtivos por tempo indeterminado, prejudicando o cofre da empresa e a relação de negócio com os clientes.

 

Conheça algumas fontes geradoras de risco de explosão e fique atento!

Na hora de fazer a avaliação em uma indústria, a equipe especializada procura identificar todas as possíveis fontes geradoras destes riscos no ambiente e/ou na execução dos processos e sugere caminhos para a solução dos problemas.

Na indústria de grãos, por exemplo, o processo de descarregamento de grãos e vazamentos é uma dessas fontes geradoras de risco, porque geram atmosferas explosivas.

A seguir, veja outros dois exemplos de fonte geradora de risco de explosão:

1 – O mangote utilizado pelos caminhões para descarregar líquidos inflamáveis nos tanques de armazenamento pode ser uma fonte geradora de risco. Isso porque o mangote é uma conexão passível de vazamentos, causando a explosão.

2 – O descarregamento de farinha a granel pode ser uma fonte de risco. A transferência de produtos sólidos de um saco para um tanque pode ser considerada outra fonte de risco, por conta da possível formação de nuvens de poeira. Sistema de exaustão localizados ajudam a garantir que os vapores sejam retirados e evita a concentração de nuvens de pó capazes de gerar uma área classificada. Procedimentos de limpeza no local também são outras formas de controle do risco existente.

Aprenda a controlar as fontes geradoras de risco

Fontes geradoras de risco de explosão podem estar presentes nos mais diferentes ambientes industriais. Por isso é essencial identificá-los para gerir as atividades laborais com total segurança. Para entender melhor como proceder, faça uma consultoria com a Project-Explo.

A empresa está localizada na cidade de São Paulo e é considerada uma das mais importantes do segmento de gerenciamento de riscos de explosões.

Composta por profissionais altamente qualificados e treinados, a Project-Explo oferece consultoria para os mais diferentes portes e segmentos, com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações e serviços em eletricidade, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

Entre os clientes que já atestaram os serviços da Project-Explo estão Bayer, Loreal, CMOC, Corbion, Rhodia, PPG e muitos outros.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 97599-1637.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.

Open chat
Powered by