Escolha uma Página

O que é uma área classificada e como ela influencia na avaliação dos riscos aos colaboradores na indústria?

Antes de instalar equipamentos elétricos em áreas classificadas, a empresa precisa conhecer quais são essas áreas da planta. qual a área classificada da planta. Somente através de projetos de classificação de áreas realizados por empresas idôneas, e manutenções periódicas nos sistemas elétricos a empresa vai reduzir os riscos e minimizar prejuízos físicos e financeiros.

Área classificada é um local sujeito a probabilidade de formação de atmosfera explosiva, justamente por conter substâncias consideradas como “explosivas”, como gases/líquidos inflamáveis e poeiras/fibras combustíveis.

As áreas classificadas apresentam três diferentes graus de risco:

Grau contínuo: Riscos constantes ou por longos períodos.

Grau primário: Riscos sazonais em condições normais de trabalho.

Grau secundário: Risco em condições atípicas e por curtos períodos.

 

Área classificada e atmosferas explosivas: qual a relação?

Toda área classificada é consequência do que chamamos de atmosferas explosivas, substâncias inflamáveis nas formas de poeira, gás ou vapor que, quando misturadas com o ar, representam riscos de explosão.

As áreas classificadas são divididas em zonas que vão de 0 a 2 (para gases e vapores) e de 20 a 22 (para poeiras e fibras). Essas codificações diferenciam as áreas classificadas, no que diz respeito à natureza e frequência.

Conheça a descrição de cada zona:

Para gases e vapores:

Zona 0: área onde a formação de mistura explosiva é existente por longos períodos ou é contínua.

Zona 1: área onde a formação de mistura explosiva pode acontecer de maneira esporádica, em condições normais de operação e realização de atividades.

Zona 2: área onde a formação de mistura explosiva é pouco provável ou acontece em curtos períodos, em condições anormais de operação e realização de atividades.

Para poeiras e fibras combustíveis

Zona 20: local onde a nuvem de poeira potencialmente explosiva é constante ou se faz presente por longos períodos.

Zona 21: local onde a nuvem de poeira potencialmente explosiva é esporádica em condições normais de operação e realização de atividades.

Zona 22: local onde a nuvem de poeira potencialmente explosiva é pouco provável ou acontece em curtos períodos, em condições anormais de operação e realização de atividades.

 


Área classificada e o risco de explosões

 

Uma vez que a combinação entre oxigênio, substância inflamável e faísca podem causar sérios danos materiais e físicos, é importante fazer a análise correta da área classificada, da extensão e do grau de risco da atmosfera explosiva.

Todas essas informações alertarão os responsáveis na hora de definir toda a infraestrutura, o tipo de maquinário e a instalação, utilização e especificação dos equipamentos elétricos mais adequados para a realização das atividades. Esses cuidados garantirão um ambiente de trabalho mais seguro.

Vale lembrar que os profissionais que trabalham em áreas classificadas precisam de documentação que comprove a qualificação, habilitação, capacitação e autorização para realização das atividades. Essa determinação consta nas normas regulamentadoras NR-20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis e NR-10 sobre instalações e serviços em eletricidade.

Notamos que existe um superdimensionamento das áreas classificadas por parte das indústrias na hora de definir o grau de risco de explosão. Por isso é sempre importante procurar uma consultoria especializada para evitar erros na hora da avaliação. Já que, uma gestão de risco deficiente pode trazer consequências graves aos funcionários e ao patrimônio da organização, além de investimentos desnecessários.

Para isto e outras soluções você pode contar com a Project-Explo, considerada a mais importante empresa do segmento de gerenciamento de riscos de explosões.

Localizada na cidade de São Paulo, a empresa é composta por profissionais altamente qualificados e preparados para oferecer uma consultoria com base nas orientações da NR 10 e da NR 20 que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

 

A empresa oferece um amplo diagnóstico, com indicações claras do que é necessário fazer para garantir adequação às normas, com investimento mínimo e a máxima segurança.

 

Entre os clientes que já atestaram os serviços da Project-Explo estão Fiat, Scania, Volkswagen, Louis Dreyfus, ADM, BP combustíveis, Cofco e muitas outras.

 

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 97599-1637.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.

Open chat