Escolha uma Página

Como fazer um bom gerenciamento dos riscos de explosões

Uma empresa responsável precisa saber fazer um bom gerenciamento de riscos de explosões em suas dependências, já que um incidente deste tipo coloca em risco a vida de várias pessoas e o futuro dos negócios, uma vez que compromete a longo prazo a imagem da organização perante os clientes, fornecedores e a opinião pública.

É impossível mensurar os danos físicos e materiais que uma explosão pode causar, pois a situação envolve uma série de fatores. Uma empresa desprovida de um bom plano de prevenção de explosões pode sofrer impactos grandes, com prejuízos financeiros e de imagem.

Por estes e outros motivos, realizar o gerenciamento de riscos de explosões é uma medida obrigatória na rotina das indústrias. O cumprimento das etapas de segurança a curto, médio e longo vai influenciar positivamente na reputação, na satisfação dos funcionários e nos resultados de negócio.

 

Um novo olhar sobre o gerenciamento de riscos de explosões

Há quem pense que incêndios acontecem apenas em indústrias que trabalham diretamente com substâncias combustíveis, mas este é um pensamento que precisa ser revisto com urgência.

Para que uma explosão aconteça é necessária apenas a presença de uma substância combustível ou inflamável em forma de gás, vapor ou poeira/fibra combustível na concentração “ideal”, uma fonte de ignição (altas temperaturas ou pequenas faíscas), um comburente (oxigênio), e dependendo do cenário pode ocorrer uma deflagração, propagação ou detonação e esta situação pode acontecer nas dependências de indústrias de qualquer segmento e localidade.

Exemplos importantes de falhas são os curto circuito decorrentes de instalações elétricas incorretas ou sem manutenção. Estes cenários entre outros oferecem um risco altíssimo para empresas.

A falta de um plano de gerenciamento de risco de explosão pode levar ao fogo descontrolado, causando sérios incêndios e impactos sociais e econômicos que podem muitas vezes ser irreversíveis para a subsistência da empresa.

 

Por onde começar o gerenciamento de riscos de explosões?

O processo de gerenciamento de risco de explosões envolve uma série de medidas para minimizar os riscos.

As etapas do processo de gerenciamento de riscos precisam contar com a parceria de uma empresa especializada para avaliar os locais e os níveis de perigo que eles oferecem. Um grupo de profissionais altamente capacitados avalia de maneira minuciosa as dependências da empresa, realizando projetos de classificação de áreas, inspeções elétricas e não elétricas, treinando as equipes e apresentando o plano para regularização. Desta forma, a empresa consegue garantir que as operações ocorram de maneira segura nas tarefas do dia a dia.

O diferencial de uma empresa especializada nestes trabalhos é que seus profissionais estão preparados para identificar as falhas de segurança oferecidas pelos ambientes, indicar os melhores caminhos para regularização sempre inovando na prestação de serviço, garantir que os colaboradores sejam treinados e saibam como agir corretamente em caso de emergência.

Ao aplicar prontamente as orientações sobre como evitar explosões e gerenciar seus ambientes com áreas classificadas adotando práticas corretamente, a empresa garante o funcionamento seguro de todos os equipamentos e maior tranquilidade a quem atua direta e indiretamente nestes locais.

 

Você conhece a Project-Explo?

Localizada na cidade de São Paulo, a Project-Explo é considerada a mais importante empresa do segmento de gerenciamento de riscos de explosões.

Composta por profissionais altamente qualificados e treinados, a Project-Explo oferece consultoria para os mais diferentes portes e segmentos, com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações e serviços em eletricidade, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

A empresa faz um amplo diagnóstico, com indicações claras do que é necessário ser feito para garantir adequação às normas NR 10 e NR 20, com investimento justo e a máxima segurança.

Entre os clientes que já atestaram os serviços da Project-Explo estão Dow Corning, Ecolab, Ultracargo, Danone, Coca-Cola, Ambev e muitas outras.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 97599-1637.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.

Open chat