Como minimizar riscos no armazenamento de grãos em silos

Armazenamento de Grãos em Silos

Um setor que comumente faz uso de silos para armazenamento de grãos é o agrícola. Estes locais exigem o máximo de cuidado e segurança, pois podem colocar a vida dos trabalhadores em risco.

Os silos são considerados espaços confinados, ou seja, que possuem pouca ou alta quantidade de oxigênio e não foram projetados para serem ocupados por pessoas. Quando é necessário trabalhar nestes locais, o profissional deve utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados.

Onde há grande concentração de grãos há também poeira formada por partículas de tamanhos diversos. Ela pode ser altamente nociva, resultando em grandes explosões e até mortes.

Por este motivo, as indústrias que utilizam silos para armazenamento de grãos precisam atender a todas as normas de segurança para evitar problemas de alta periculosidade.

Existe, inclusive, uma Norma Regulamentadora (NR 33) que reúne uma série de diretrizes de segurança a respeito da realização de trabalhos direitos e indiretos em espaços confinados.

LEIA MAIS: Importantes agentes de risco de explosão que sua empresa precisa ficar atenta

 

Como minimizar riscos em silos e no armazenamento de grãos?

Além de explosões, trabalhos em silos expõem os profissionais a outros riscos graves, como afogamento, quedas de altura, intoxicação, engolfamento e incêndios. Por este motivo, a segurança destes espaços confinados precisa ser atestada antes, durante e depois da entrada dos trabalhadores.

O pó gerado pelo armazenamento de grãos pode criar uma atmosfera explosiva, ou seja, uma combinação de substância combustível (no caso o pó), oxigênio e fonte de ignição, que resulta em incidentes graves.

Assim, é essencial que as empresas que possuem silos para armazenamento de grãos em suas dependências firmem parcerias com empresas especializadas para identificar as áreas classificadas e as atmosferas explosivas presentes nos ambientes.

Essas empresas visitam as dependências da indústria, verificam as condições do ambiente e as atividades realizadas nos silos. Nesta avaliação a equipe de profissionais avalia o tipo de pó gerado pelos grãos e seu nível de periculosidade, uma vez que o silo não é o único ponto de risco de incêndios e explosões. A concentração da substância no solo e em outros equipamentos utilizados no ambiente também pode ser altamente nociva.

Outro ponto avaliado pela empresa especializada é o limite de explosividade da poeira gerada pelo armazenamento de grãos nos silos. São calculadas as condições mínimas e máximas de risco para formação de uma mistura inflamável, com base nos níveis de concentração da substância no ar.

Isso porque, dependendo da temperatura do ambiente, os grãos começam a liberar gases de combustão que são extremamente perigosos se combinados com oxigênio e fontes de ignição.

Após as avaliações, é emitido um laudo com uma série de medidas para garantir a segurança dos trabalhadores e evitar o risco de incêndios, explosões e outros acidentes.

Além da indicação do uso de equipamentos Ex, outras medidas a serem tomadas são o uso de aspiradores para dispersar a poeira de forma contínua e evitar inalações e explosões.

A ventilação precisa ser outra preocupação, pois a falta de circulação de ar aumenta a concentração de gases nocivos para a segurança do trabalhador e eleva os riscos de explosões e outros danos severos.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para escolher a empresa ideal de gerenciamento de risco de explosões

 

Encontre a empresa ideal para cuidar da segurança de silos

As indústrias que trabalham com armazenamento de grãos em silos precisam contar com vistoria periódica de empresas especializadas em evitar explosões e outros acidentes graves.

A empresa que se destaca neste segmento de gerenciamentos de riscos de explosões é a Project-Explo com uma vasta experiencia no segmento agroindustrial.

Localizada na cidade de São Paulo, é composta por profissionais altamente qualificados e preparados para oferecer uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações e serviços em eletricidade, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

A Project-Explo oferece um amplo diagnóstico, com indicações claras do que é necessário ser feito para garantir adequação às normas, com investimento justo e a máxima segurança.

Entre os clientes que já atestaram os serviços da Project-Explo estão Adm, Cargill, Granol, Cofco, Coamo, Bunge, Fiagrill, entre outros

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.

Open chat