Explosões na logística de cargas perigosas: como evitar?

Cargas perigosas

Mesmo que haja diferentes normas para regulamentar o armazenamento, movimentação e transporte de cargas perigosas, ainda somos impactados por casos de incêndios e explosões envolvendo substâncias como combustíveis e outros produtos inflamáveis.

A questão é que cada substância química possui suas particularidades, como ponto de fulgor e combustão, e qualquer variação de temperatura pode fazer com que os vapores se misturem com o oxigênio presente no ar. Bastará uma fonte de ignição, como uma faísca, para que uma explosão aconteça.

Por este motivo, mais do que treinar a equipe, é preciso que as empresas tenham espaços e veículos adequados para armazenar e movimentar cargas perigosas. Tomando os cuidados necessários, são evitados acidentes que comprometem vidas, a estrutura da empresa e o meio ambiente.

 

Como evitar acidentes graves com combustíveis, inflamáveis e outras cargas perigosas?

Conforme dissemos acima, cada produto possui características distintas e é preciso conhecê-las e respeitá-las na hora do manuseio e armazenamento.

Tanto as cargas perigosas com ponto de fulgor em temperatura ambiente ou médias quanto aquelas que se tornam altamente perigosos quando submetidas a altas temperaturas liberam vapores que nem sempre são facilmente vistos a olho nu. Por isso, é importante zelar pelos locais de armazenamento.

Aquelas cargas perigosas que podem causar acidentes graves em temperaturas ambientes ou um pouco elevadas, por exemplo, precisam ficar distantes de qualquer fonte de ignição de origens elétrica e não elétrica.

LEIA MAIS: Entenda como fazer uma avaliação de riscos de explosão em fontes de ignição não elétricas

Substâncias em estado líquido se espalham rapidamente e podem impregnar materiais como madeiras e tecidos, fazendo com que o fogo se espalhe com mais facilidade, causando danos incalculáveis.

Felizmente é possível evitar tragédias. Para isso é necessário contar com os serviços de empresas especializadas em prevenção de explosões. A equipe responsável se encarregará de fazer uma vistoria adequada, identificar os pontos de perigo e sugerir as melhores soluções.

LEIA MAIS: Refinaria de petróleo: o que aprender com o incêndio de 1983

 

Previna-se contra explosões de produtos químicos

A vistoria preventiva é a melhor forma de executar atividades com cargas perigosas de forma segura e responsável. Nesta hora a sua empresa pode contar com a parceria da Project-Explo, empresa que se destaca neste segmento de gerenciamentos de riscos de explosões.

Localizada na cidade de São Paulo, é composta por profissionais altamente qualificados e preparados para oferecer uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações e serviços em eletricidade, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

A Project-Explo oferece um amplo diagnóstico, com indicações claras do que é necessário ser feito para garantir adequação às normas, com investimento justo e a máxima segurança.

Entre os clientes que já atestaram os serviços da Project-Explo estão Petroquímica União, Petroserv…

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.

Open chat