Escolha uma Página

Entenda como fazer uma avaliação de riscos de explosão em fontes de ignição não elétricas

Durante as atividades produtivas das indústrias, podem ocorrer explosões que sempre serão consequências de fontes de ignição, e estas podem ser de origem elétrica ou não. Por isso é importante nessa avaliação de riscos identificar possíveis fontes de ignição de origem não elétrica que podem causar outros desastres capazes de danificar o patrimônio e ameaçar a vida e a saúde dos trabalhadores.

Um exemplo de fonte de ignição não elétrica é uma correia transportadora travada, que se rompe durante o funcionamento, provocando atrito e a consequente elevação da temperatura que, em contato com uma atmosfera explosiva, pode resultar em explosão.

 

Entenda melhor o que são fontes de ignição não elétrica

As fontes de ignição não elétrica podem ser de origem eletrostática, mecânica, térmica etc. Em geral, trabalhadores desconhecem os riscos que elas podem oferecer, o que reforça a necessidade tanto de uma avaliação desses riscos quanto o treinamento adequado para aumentar a segurança de todos.

A energia eletrostática, por exemplo, pode ser gerada a partir do atrito entre produtos isolantes, podendo estar presente em vestimenta ou sapato inadequado ao ambiente de processo.

Esse tipo de energia provoca faíscas que podem causar sérios acidentes se presente num local com atmosfera explosiva.

No caso de superfícies aquecidas, tais como secadores, chapas aquecidas, tubulações de vapor e fluido térmico, luminárias, invólucros, eixos rotativos, que estiverem em contato com uma determinada atmosfera explosiva, cuja temperatura de ignição é menor ou igual à temperatura da superfície dos mesmos, ocorrerá a ignição.

Por isso é necessário conhecer a temperatura de ignição das substâncias combustíveis presentes nas Áreas Classificadas. A máxima temperatura de tais objetos não deverá atingir ou exceder a temperatura de ignição destas substâncias.

As partes móveis dos equipamentos presentes nos processos produtivos precisam ser identificadas e analisadas, já que o risco de ignição está relacionado ao atrito destas peças.

Por isto é necessário utilizar equipamentos eletromecânicos aprovados para uso em áreas classificadas, que contenham etiqueta do fabricante indicando a aprovação para o uso pretendido.

Como não existe a exigência de certificação nacional para equipamentos mecânicos, estes estão isentos dessa obrigação. Contudo, deverão comprovar que são seguros, mediante a apresentação de certificados estrangeiros, laudos técnicos, fichas técnicas, declarações ou catálogos dos fabricantes.

É importante destacar que todos os componentes eletroeletrônicos que fazem parte do conjunto devem ter certificação de acordo com a regulamentação do INMETRO.

 

Como fazer avaliações de risco considerando as fontes de ignição de origem não elétrica?

Concluído o estudo de classificação de áreas é necessário identificar as possíveis fontes de ignição. Por isto, uma vez que o controle da atmosfera tenha sido feito, as áreas classificadas remanescentes devem ser tratadas com equipamentos e/ou serviços que não gerem fontes de ignição, tais como:

  • Equipamento apropriado e certificado (fixo ou portátil);
  • Aterramento e equipotencialização garantida, evitando eletricidade estática;
  • Permissões de serviço à quente;
  • Uso de vestimenta apropriada;
  • Acesso restrito a pessoal treinado;
  • Sinalização em campo;
  • Redução de velocidade de eixos mecânicos.

Para este e outros serviços você pode contar com a Project-Explo, considerada a mais importante empresa do segmento de gerenciamento de riscos de explosões.

Localizada na cidade de São Paulo, a empresa é composta por profissionais altamente qualificados e preparados para oferecer uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações e serviços em eletricidade, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

A empresa oferece um amplo diagnóstico, com indicações claras do que é necessário ser feito para garantir adequação às normas, com investimento justo e a máxima segurança.

Entre os clientes que já atestaram os serviços da Project-Explo estão Raizen, Basf, Embraer, Faber Castel, Johnson & Johnson, Natura e Cargill.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 97599-1637.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.

Open chat
Powered by