Uma gigantesca explosão de 2.750 toneladas de nitrato de amônio em Beirute, Líbano, deixou quatro mil pessoas feridas e 100 mortos em agosto de 2020.
Os efeitos da explosão devastaram grande parte da cidade. Edifícios localizados a 10 quilômetros do local da explosão foram danificados e até Chipre, país a 240 quilômetros de distância, sentiu os tremores.
Mas o que aconteceu?
De acordo com informações da segurança interna do Líbano, dois problemas causaram a tragédia.
Primeiro: um curto-circuito em um depósito de fogos de artifício próximo ao porto, onde estavam armazenadas as toneladas de nitrato de amônio, deu início a um incêndio.
Segundo: o calor das chamas chegou ao armazém e levou à decomposição do nitrato de amônio, que veio a explodir em grandes proporções.
O que é o nitrato de amônio? Ele é mesmo explosivo?
O nitrato de amônio (NH4NO3) é um produto usado na fabricação de bombas e fertilizantes.
Em formato de pó branco ou de grânulos que se dissolvem na água, o nitrato de amônio não apresenta grandes riscos de explosão, mas quando alcança altas temperaturas, acima de 210 graus, por exemplo, pode se decompor, dando origem a uma substância altamente explosiva.
Já falamos aqui no blog algumas vezes que uma explosão é proveniente da combinação entre oxigênio, substâncias inflamáveis (nas formas de poeira, gás ou vapor) e faísca. E foi justamente isso que aconteceu no primeiro incêndio.
Uma faísca decorrente de falha elétrica deu origem ao incêndio no depósito de fogos de artifício. E o calor do fogo chegou ao armazém onde estavam estocados incorretamente toneladas de nitrato de amônio. A substância se decompôs com a alta temperatura e gerou a grande explosão.
Quais medidas poderiam evitar o grave incidente com o nitrato de amônio?
Antes de chegarmos à explosão do nitrato de amônio, precisamos falar do incidente no depósito de fogos de artifício.
As possíveis causas foram:
1 – Falta de inspeção periódica para identificação dos riscos.
2 – Falta de equipamentos específicos para áreas de risco.
Existe o que chamamos de área classificada, termo usado em locais que possuem a probabilidade de formação ou existência de atmosferas explosivas e forma de pó, gás etc. Neste episódio, deveria ter sido realizado um levantamento técnico para se identificar as condições de armazenamento da substância e dos equipamentos e instalações elétricas do local para se chegar a conclusões de qual projeto técnico deveria ter sido realizado.
Com base no laudo emitido por profissionais especializados, são definidos os tipos de materiais mais adequados para o risco oferecido pela atmosfera explosiva. Os equipamentos de segurança utilizados em instalações elétricas se estivermos falando de áreas definidas como áreas classificadas, devem ser todos Ex, ou seja, desenvolvidos para uso específico em ambientes de risco.
Agora falando sobre o nitrato de amônio, um dos problemas apresentados era o armazenamento irregular. Desde 2013 o produto estava guardado no armazém sem os devidos cuidados. Além disso, o espaço onde estava o nitrato de amônio não era protegido contra altas temperaturas.
Foi uma sucessão de erros de que levaram a esta explosão, com danos que Beirute levará um bom tempo para superar.
A importância de uma inspeção contra explosões
Muitas empresas desconhecem os riscos que seus processos produtivos podem causar. Falta de EPIs, de treinamento de pessoal e de equipamentos especializados podem levar a incêndios e explosões com danos materiais e perde de vidas.
É preciso lembrar que não são apenas produtos identificados como inflamáveis que podem causar explosões. Uma poeira aparentemente inofensiva, quando combinada com oxigênio e faíscas, pode trazer consequências gravíssimas.
LEIA MAIS : Importantes fontes geradoras de risco de explosão que sua empresa precisa ficar atenta
Por isso, se você está procurando uma empresa experiente que realize uma consultoria (customizada para seu projeto) ou para identificação de atmosferas explosivas na sua empresa, conte com a Project-Explo, considerada a mais importante representante do segmento de gerenciamento de riscos de explosões.
Localizada na cidade de São Paulo, a empresa é composta por profissionais altamente qualificados e preparados para oferecer uma consultoria com base nas orientações das NRs.
A empresa entregará um amplo diagnóstico, com indicações claras do que é necessário ser feito para garantir adequação às normas, com investimento justo e máxima segurança.
Entre os clientes que já atestaram os serviços da Project-Explo estão Granol, Syngenta, Cofco, Coamo, Cargill, Monsanto, Dow, Iharabras, Louis Dreyfus, ADM, Vale Fertilizantes entre outras.
Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 97599-1637.