Escolha uma Página

Entenda como é feita a inspeção de instalações elétricas em áreas classificadas.

Instalações elétricas em áreas classificadas merecem uma atenção especial. Uma falha na especificação de equipamentos elétricos, na montagem ou manutenção ou a falta de conhecimento sobre estes ambientes de risco pode provocar explosões e incêndios com consequências graves ao ambiente e aos trabalhadores.

Para definir a especificação dos equipamentos elétricos é necessário que haja uma consultoria especializada. A empresa escolhida para realizar seu projeto deverá analisar as substâncias combustíveis presentes para definir o grupo e classe de temperatura.

Uma explosão ocorre quando uma fonte de ignição – uma faísca, fagulha, arco ou aquecimento de um equipamento – entra em contato com uma atmosfera explosiva. E essa situação é evitada quando há um gerenciamento de risco de explosão na unidade, aliado a um planejamento da regularização das instalações. Para isto é necessário que a manutenção elétrica seja realizada por profissionais competentes e que haja um programa para regularização destas instalações.

LEIA MAIS: O que é uma área classificada e como ela influencia na análise de risco (LINK)

 

Como evitar explosões nas instalações elétricas?

Entre os segmentos que mais merecem atenção na hora de definir ou realizar a manutenção de instalações elétricas estão as indústrias do agronegócio, farmacêuticas, impermeabilizantes, cosméticos, químicas e energia. Estes ambientes normalmente trabalham com atmosferas explosivas compostas por vapor, gás, poeira ou fibras que podem causar explosões.

Independentemente do ramo da empresa, é necessário definir quais são as áreas classificadas na unidade e verificar os equipamentos elétricos e eletrônicos presentes nesses locais.

A inspeção desses equipamentos deve começar com a verificação para saber se eles estão adequados aos riscos presentes em termos de grupo, zoneamento e classe de temperatura. Depois se faz necessário analisar o estado deles considerando todos os aspectos exigidos pelas normas correspondentes (IEC 60079-14/17, que trata de inspeção em área classificada).

O laudo feito pelos especialistas reúne uma série de sugestões, como uso de painéis e caixas e outros equipamentos à prova de explosão, para segurança das instalações.

Os equipamentos de segurança em instalações elétricas são escolhidos com base no laudo de áreas classificadas e nas zonas 0, 1 e 2. Todos eles são Ex, ou seja, construídos para serem utilizados especificamente em ambientes que oferecem algum tipo de risco.

Conheça alguns dos tipos de equipamentos existentes no mercado:

Equipamento à prova de explosão (Ex d)
aplicados nas zonas 1 e 2, estes produtos são robustos, providos de tampas parafusadas ou roscadas, capazes de resistir a explosões. Em caso de ignição dentro dos equipamentos, a resistência mecânica impede que a explosão se propague.

Equipamento de Segurança Aumentada (Ex e)
Também aplicados nas zonas 1 e 2, estes equipamentos não produzem faíscas ou aquecimento suficiente para causar a explosão sob condições normais de operação.

Equipamento de Segurança Intrínseca (Ex i)
Estes equipamentos não liberam energia suficiente para inflamar a atmosfera explosiva tanto em condições normais quanto anormais. Eles estão divididos em duas categorias: “ia” (para aplicação em zona 1) e ib (para aplicação em zona 2).

Existem ainda Equipamentos Pressurizados (Ex p), Equipamentos Imersos em Areia (Ex q), Equipamentos Imersos em Óleo (Ex o), Equipamentos Imersos em Resina (Ex m) Equipamento Não Acendíveis (Ex n), Equipamentos Especiais (Ex s) e Equipamentos Herméticos (Ex h).

É importante realizar inspeções periódicas e uma consultoria de gerenciamento antes de definir os caminhos para a regularização. Para evitar gastos desnecessários ou falhas graves na aquisição de materiais.

 

Inspeção visual ou apurada das instalações elétricas?

Se você está em busca de uma empresa experiente para fazer a análise das instalações elétricas, conheça a Project-Explo. Composta por profissionais altamente qualificados e treinados, a empresa pode realizar uma inspeção visual ou apurada conforme exigido por norma.

A inspeção visual identifica defeitos evidentes, sem a necessidade de ferramentas ou equipamentos de acesso e a inspeção apurada avalia todos os aspectos definidos pela norma, como, por exemplo, levantamento de certificados, placas de marcação entre outros fatores.

Localizada na cidade de São Paulo, a Project-Explo é considerada a mais importante empresa do segmento de gerenciamento de riscos de explosões.

Estes trabalhos são apresentados em um relatório de inspeção e com um amplo diagnóstico com indicações claras do que é necessário para garantir adequação às normas em vigor com investimento justo e a máxima segurança.

Entre os clientes que já atestaram os serviços da Project-Explo estão Gerdau, Kimberly Clark, Cimed, Amged, Vedacit, Raizen e muitos outros.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 97599-1637.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.

Open chat