Seguros x área classificada

fev 21, 2022 | risco de explosão | 0 Comentários

Se as áreas classificadas tiverem gerenciamento de riscos e monitoramento permanentes, então poderemos conseguir seguro ou talvez otimizar o existente.

Todas as indústrias que armazenam, transportam ou processam líquidos inflamáveis ou sólidos combustíveis em forma de pós (como farináceos, alimentos, farmacêuticas, cosméticos, carvão, madeira, pigmentos, metálicas etc.) são conhecidas como indústrias sujeitas a riscos de explosão. 

Isso porque esses produtos, quando estão no ambiente em forma de nuvem, formam atmosferas explosivas que, em contato com alguma fonte de ignição produzida, por exemplo, por equipamentos elétricos que produzem faíscas, fagulhas, arcos ou calor, vão provocar a explosão.

Todos esses locais são conhecidos como “classificados”, sendo regulamentados por Normas Regulamentadoras do MTE, que tratam da segurança, da vida e da saúde do trabalhador, e por Normas Técnicas NBR/IEC, que definem os riscos que esses produtos geram e determinam as ações necessárias para seu gerenciamento. 

Assim sendo, esse conjunto de normas nos indicam “o que fazer” para gerenciar nossos riscos e “como fazer” para atender esse propósito (que trata das instalações).

Fonte: Manual de Bolso de Instalações Elétricas em Atmosferas Explosivas

 

Estamos acompanhando o drama de muitas empresas dos segmentos químico, petroquímico, do petróleo, tintas, moinhos, cosméticos, resinas, madeireiras, metalúrgicas, siderúrgicas, usinas de açúcar e álcool, biodiesel etc., que não estão conseguindo contratar ou renovar os seus seguros de explosão e incêndio. 

E a razão alegada pelas seguradoras para rejeitar esses pedidos é “o alto risco que estas representam”, já que é sabido que, em boa parte delas, não existe um efetivo gerenciamento dele. 

Esse é um argumento que, a partir de 2022, não terá mais razão de ser. Isso porque houve uma revisão da Norma Regulamentadora NR-1, que obriga todas as empresas a implantarem um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que inclui os de explosão. 

Como complemento, as Normas Técnicas, que agora estão baseadas em Normas Internacionais da série IEC, são de uso obrigatório, sendo fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho e agora, também, exigidas pelas seguradoras.

A adequação dessas indústrias para atender a essas exigências está sendo facilitada por um trabalho de reavaliação de áreas, uma possível Desclassificação de Áreas e uma inspeção das instalações, que vêm sendo implementados pela Project-Explo, empresa voltada só para a Gestão de Riscos de Explosão das indústrias.

A empresa Project-Explo implanta essas soluções, recomendando que sejam complementadas por sistemas de monitoramento contínuo desses locais e que termina acarretando na redução dos custos com equipamentos e instalações Ex, com a possibilidade de cobertura do seguro ou a provável diminuição do seu custo, a adequação às NR-10, NR-20, ANP e Corpo de Bombeiros e, principalmente, com a não convivência com os Riscos de Explosão.

A aceitação do seguro de explosão e incêndio de uma unidade industrial sujeita a riscos de explosão está atrelada à sua segurança efetiva e o seu custo é diretamente proporcional ao risco existente. 

 

Sobre o autor

Nelson Lopez é sócio-fundador da Project-Explo. Também é presidente da Academia Brasileira para Prevenção de Explosões-ABPEx e Membro do Conselho de Certificação de profissionais para atmosferas explosivas da Abendi.

Especialista em áreas classificadas, Nelson Lopez vem desenvolvendo com sucesso na empresa Project-Explo estes trabalhos e, como complemento, procurou estabelecer parcerias com seguradoras nacionais e internacionais para deixar os riscos de explosão dos seus clientes na condição de “riscos aceitáveis”, após a execução de todos os trabalhos.

Vale reforçar que estes trabalhos devem ser feitos só por profissionais qualificados. com o treinamento exigido pelas normas e os riscos monitorados por equipamentos certificados.

 

Sobre a Project-Explo

Primeira do setor a conquistar a Certificação ISO 9001, a Project-Explo é especializada em atmosferas explosivas e atua há mais de 30 anos oferecendo o que existe de mais avançado relacionado a este mercado. 

Da prevenção à eliminação de riscos, a empresa oferece serviços de estudo de áreas classificadas, consultoria para desclassificação, inspeção de sistemas, plano de adequação, treinamentos e muito mais.

Localizada na cidade de São Paulo, a Project-Explo realiza uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações elétricas em áreas classificadas, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis. 

Além disso, a empresa conta com uma equipe especializada, preparada para estabelecer e oferecer um amplo diagnóstico para cada tipo de negócio.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.