Indústrias de biogás: como fazer o adequado gerenciamento de riscos de explosão?

jun 9, 2022 | risco de explosão | 0 Comentários

Com um grande potencial de mercado ainda inexplorado, a indústria de biogás tem crescido nos últimos anos. Para especialistas, este é um movimento natural, mas tardio, uma vez que o Brasil ainda é muito dependente de combustíveis fósseis que sofrem com a volatilidade dos preços e a diminuição da oferta. 

De acordo com a Associação Brasileira do Biogás (Abiogás), se o país utilizasse os resíduos de sua produção agropecuária, seria possível produzir o equivalente a 50 bilhões de m³/ano de biogás – montante suficiente para suprir até 70% da demanda de diesel em todo o território nacional.

Isso sem falar em outros segmentos industriais que se beneficiariam, como:

  • Agroindústrias;
  • Agronegócio;
  • Amidonaria;
  • Sucroalcooleiro;
  • Cervejarias;
  • Tabaco, entre outros.

 

O que é biogás?

Em linhas gerais, biogás nada mais é que a mistura de gases resultante da biodigestão ou digestão anaeróbica de resíduos orgânicos. Isto é, restos de comida, frutas e vegetais, efluentes agroindustriais, esterco animal e esgoto sanitário. 

Durante a decomposição, gases como metano (CH4), gás carbônico (CO2), oxigênio (O2) e ácido sulfídrico (H2S) são naturalmente liberados e, em um processo comum, iriam direto para o ambiente, contribuindo para o aumento do efeito estufa. 

Na indústria de biogás, esses gases são aproveitados para a geração de energia.

LEIA MAIS: Empresas do agronegócio: como criar um plano de prevenção de riscos de explosão?

  

Cuidados com a produção do biogás 

São inegáveis os ganhos que a produção de biogás oferece para os mais variados setores da economia. Além da redução dos custos de exploração e criação de fontes de receitas adicionais, podemos citar os cuidados com o meio ambiente, o que inclui a redução de contaminação do solo, lençóis freáticos, rios e açudes e a redução de emissão dos gases de efeito estufa. 

Embora esta seja uma oportunidade estratégica, o processo não é tão simples e envolve uma série de riscos. Afinal, a alta concentração de gases no ambiente favorece explosões e acidentes com fogo. Isso sem falar nos riscos de intoxicação, asfixia e deflagração.

 

Riscos na indústria de biogás x áreas classificadas

Geralmente, o biogás captado na indústria é conduzido até um queimador aberto, onde é termicamente destruído, a fim de diminuir as taxas de emissão de metano para a atmosfera.

Embora seja um processo seguro, é possível que haja a liberação de metano para o meio externo e, até mesmo, a entrada de ar nos sistemas. O problema é que, em determinadas concentrações de mistura com o oxigênio atmosférico, o gás pode formar áreas sujeitas a atmosferas explosivas. A onda de pressão, nesse cenário, pode também aumentar repentinamente, destruindo equipamentos e causando explosões e incêndios.

A boa notícia é que é possível evitar ou minimizar esse tipo de problema. Para assegurar que não existam fontes de ignição nesses ambientes, por exemplo, é importante estabelecer procedimentos de classificação de áreas. 

A medida é a de, justamente, facilitar a seleção e instalação de equipamentos a serem utilizados com a devida segurança nestas áreas – evitando que estes se tornem uma fonte de ignição que favoreça a ocorrência de explosões.

Sempre de olho nos riscos, mapear todas as ameaças presentes no processo também é fundamental: da fabricação de um determinado equipamento ou produto às instalações da planta de biogás e fim da vida útil de equipamentos, desmobilização ou descomissionamento do biodigestor.

O rigor na elaboração do processo exige conhecimento técnico, o que torna imprescindível a presença de uma equipe qualificada durante a análise de riscos. Especialista em áreas classificadas, a Project-Explo pode ajudar neste processo.

Do estudo de Classificação de Áreas à inspeção apurada dos sistemas eletroeletrônicos e risk assessment, a empresa conta com profissionais capacitados e preparados para identificar e solucionar problemas.

Localizada na cidade de São Paulo, a Project-Explo realiza uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações elétricas em áreas classificadas, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis. 

Clientes dos mais variados segmentos já atestaram os serviços da Project-Explo, entre eles Sherwin Williams, Johnson & Johnson e Givaudan.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.