Empresas do agronegócio: como criar um plano de prevenção de riscos de explosão?

nov 4, 2021 | Consultoria | 0 Comentários

O setor de agronegócio é um dos importantes pilares da economia brasileira e merece atenção especial no quer diz processos a processos de mão de obra.

A tecnologia tem agilizado e modernizado processos, tornando os resultados de plantio e colheita cada vez mais promissores. Maquinários e softwares especializados não param de surgir, com o objetivo de facilitar a vida do homem do campo a aumentar as produções.

Tanta tecnologia precisa ser usada também para garantir a segurança das unidades e dos trabalhadores. Afinal de contas, o setor de agronegócio está suscetível a explosões por conta da poeira dos grãos e manuseios incorretos.

 

Onde se encontram os riscos de explosão no setor de agronegócio?

Quem trabalha com plantio e colheita de grãos utiliza silos e armazéns para acomodar os produtos e correias transportadoras, redlers, elevadores de caneca, entre outros itens para realizar a sua movimentação. E todos estes equipamentos estão sujeitos à formação de atmosfera explosiva.

Isso porque a poeira gerada pelo armazenamento, movimentação, carga e descarga dos grãos formam atmosferas explosivas, ou seja, se tornam substâncias altamente perigosas quando expostas ao calor ou à uma fonte de ignição (faísca que pode ser até mesmo a de um interruptor).

Esta combinação pode resultar em explosões de grandes proporções, destruindo as estruturas do local e tirando a vida de muitas pessoas.

Diferentes grãos são considerados substâncias combustíveis, como por exemplo, milho, soja, cacau, cavaco de madeira, biomassa (cana de açúcar), entre outros. Vale lembrar que quando algumas destas substâncias se decompõem também liberam gases e vapores inflamáveis, elevando os riscos de explosões.

 

Como mitigar os riscos de explosão no agronegócio?

É de extrema importância que as empresas e seus colaboradores saibam onde existe áreas classificadas e quais são os riscos envolvidos para tomar as providências necessárias. Esta análise pode ser feita com a ajuda de uma empresa especializada em gerenciamento de riscos de explosões.

Outro cuidado muito importante é manter a limpeza do local com o uso de exaustores e aspiradores de pó, nunca o uso de ar comprimido ou de vassouras, porque estes contribuirão para levantar a poeira acumulada no chão ou em lugares específicos. As fontes de ignição, mesmo as não elétricas, merecem atenção.

Estes e outros cuidados – entre eles o uso de equipamentos Ex – podem ser orientados por uma equipe especializada, a exemplo da Project-Explo, que é uma referência no assunto.

A empresa conta com uma equipe especializada, pronta para oferecer um amplo diagnóstico, com indicações claras do que é necessário ser feito para garantir a adequação às normas, com investimento justo e máxima segurança.

Localizada na cidade de São Paulo, a Project-Explo realiza uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações elétricas em áreas classificadas, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

Clientes dos mais variados segmentos já atestaram os serviços da Project-Explo, entre eles Louis Dreyfus, Cargill e Rumo Logística.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.