Como garantir a segurança nas indústrias farmacêuticas?

dez 3, 2020 | risco de explosão | 0 Comentários

Diferentes tipos de substâncias são manuseados e armazenados em indústrias farmacêuticas. Muitas delas, quando combinadas com oxigênio e uma fonte de ignição, podem causar danos severos, como explosões.

Grande parte das matérias-primas e pós a granel utilizados nas indústrias farmacêuticas para fabricação de medicamentos e cosméticos apresenta alto poder de combustão. Por este motivo, é importante que haja a preocupação constante com a execução dos processos e com os equipamentos utilizados nas dependências do local.

A poeira, por exemplo, é uma substância que pode ser altamente explosiva se não for tratada com os devidos cuidados. Isso porque ela possui diferentes propriedades, tamanhos de partículas, temperaturas de ignição e reações de acordo com a fonte de ignição. Um erro de processo pode danificar a infraestrutura, às vezes de forma irreversível, e até mesmo tirar a vida de trabalhadores.

Como evitar acidentes nas indústrias farmacêuticas?

Dentro das indústrias farmacêuticas podem existir as áreas classificadas, ou seja, ambientes que oferecem risco de explosão. Dentro dessas áreas classificadas existe a atmosfera explosiva, que é a substância inflamável (vapor, gás, poeira ou névoa) que, quando misturada com ar e uma fonte de ignição, pode causar explosões.

Proteger o ambiente contra incêndios e explosões e garantir a segurança dos trabalhadores durante a execução das atividades de manuseio, processamento e armazenamento é algo obrigatório para as indústrias farmacêuticas.

Essa medida de segurança começa com uma consultoria feita por empresas especializadas em riscos de explosões. Os profissionais fazem uma auditoria nas dependências das indústrias farmacêuticas com o objetivo de identificar as possíveis áreas classificadas através de visita técnica para análise das condições operacionais e das substâncias combustíveis envolvidas nesse processo.

A Project-Explo é especialista nas particularidades existentes no processo operacional quando o segmento é farmacêutico.

Entre as medidas a serem tomadas estão o uso de equipamentos Ex e a instalação de outros maquinários capazes de dispersar a poeira de forma constante, a fim de evitar inalações e nuvens que possam resultar em explosões.

LEIA MAIS: Como fazer um bom gerenciamento dos riscos de explosões

Garanta a segurança dentro das indústrias farmacêuticas

É importante que as indústrias farmacêuticas procurem sempre contratar empresas especializadas para fazer uma vistoria de qualidade e garantir a segurança das dependências e dos trabalhadores.

A Project-Explo possui uma vasta experiência em gerenciamento de riscos de explosão com o segmento farmacêutico.

Entre os clientes que já atestaram os serviços da Project-Explo estão Pfizer, Bayer,
MSD, Sanofi Aventis, Cimed, Cristália, Amgen, Eurofarma, Brainfarma e Blanver.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.