Você provavelmente já ouviu falar em atmosferas explosivas. O termo, que está cada vez mais presente na indústria de um modo geral, se refere à mistura de substâncias inflamáveis na forma de gases, vapores, névoas, poeiras ou fibras com o ar, no qual, após a ignição, a combustão se propaga através da mistura remanescente.
Comuns em vários segmentos industriais, algumas substâncias inflamáveis/combustíveis quando misturados com o ar apresentam risco de explosão – daí o nome. Mas, a pergunta que fica é: você sabe se a sua empresa possui atmosferas explosivas?
LEIA MAIS: 3 dicas para planejar sua regularização em áreas de risco de explosão
Monitoramento de atmosferas explosivas
É inegável que grande parte dos acidentes podem ser evitados com ações preventivas. Quando falamos em atmosferas explosivas, assumir os riscos e gerenciá-los é ainda mais importante.
Afinal, além dos incidentes graves – e até fatais –, nos últimos anos, a regulamentação do setor tem avançado, com multas e sanções cada vez mais altas.
E se você não sabe por onde começar, aqui vai uma dica: o primeiro passo é avaliar os riscos de explosão realizando o Estudo de Classificação de Áreas, com base na probabilidade de ocorrência de atmosferas explosivas e a sua duração.
Depois é necessário avaliar as fontes de ignições. Na Inspeção dos equipamentos elétricos instalados em áreas classificadas, avaliamos se estes equipamentos são adequados para Áreas Classificadas e se a sua instalação Ex está adequada.
Além das fontes de ignições elétricas, temos as fontes de ignições de origem não elétrica, como a eletricidade estática. Esta pode gerar pequenas faíscas capazes de ignizar uma atmosfera explosiva. Neste estudo avaliamos diversos tipos de fontes de ignição, como estática, mecânica, superfícies aquecidas, entre outras.
A partir do momento em que uma área é classificada, é possível iniciar a manutenção e adotar medidas especiais para impedir ou reduzir a formação das atmosferas explosivas, estabelecendo um plano de gerenciamento de riscos eficiente.
Este, por sua vez, deve prever a utilização de equipamentos específicos, capacitação profissional e vistorias. As medidas devem, também, ser revisitadas frequentemente para que novos processos sejam adotados.
LEIA TAMBÉM: Entenda as principais mudanças da NR-01
Com tantas etapas, vale a pena contar com uma consultoria externa especializada, capaz de catalogar as áreas expostas e fazer o devido gerenciamento das ameaças.
Primeira do setor a conquistar a Certificação ISO 9001, a Project-Explo é especializada em atmosferas explosivas e atua há mais de 30 anos oferecendo o que existe de mais avançado relacionado a este mercado. Da prevenção à eliminação de riscos, a empresa oferece serviços de estudo de áreas classificadas, consultoria para desclassificação, inspeção de sistemas, plano de adequação, treinamentos e muito mais.
Localizada na cidade de São Paulo, a Project-Explo realiza uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações elétricas em áreas classificadas, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis.
Além disso, a empresa conta com uma equipe especializada, preparada para estabelecer e oferecer um amplo diagnóstico para cada tipo de negócio.
Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.