3 dicas para planejar sua regularização em áreas de risco de explosão

out 21, 2021 | risco de explosão | 0 Comentários

Apesar de ser um assunto de extrema seriedade, o risco de explosão dentro das empresas nem sempre é tratado como se deve. Por falta de conhecimento e prevenção adequados, muitos incidentes acontecem, com consequências graves tanto para a estrutura da empresa quanto para os colaboradores.

Diferentes tipos de substâncias em forma de gás, vapores provenientes de líquidos, poeiras e fibras podem entrar em combustão quando são associados à uma fonte de ignição, que pode ser uma simples faísca. Às vezes, o material em si não é inflamável, mas pode liberar componentes perigosos, e provocar explosões como, por exemplo, o ácido sulfúrico, que, em contato com o aço carbono e oxigênio, pode liberar hidrogênio.

Por isso, é de extrema importância que os empresários, colaboradores e a área de segurança do trabalho tenham total conhecimento do risco de explosão que existe em cada um dos processos de produção da indústria e tomem as medidas necessárias para mitigá-lo de maneira correta e segura.

O que fazer para gerenciar o risco de explosão nas indústrias?

O local que oferece algum risco de explosão é chamado de área classificada, porque possui algum tipo de atmosfera explosiva, ou seja, local onde existe alguma substância inflamável/combustível misturada a um comburente, normalmente a nossa atmosfera terrestre.

Para saber se a sua indústria possui áreas classificadas e como agir para regularizá-las, preparamos aqui três passos importantes:

1 – Procure uma empresa especializada
A prevenção é a melhor solução quando o assunto é acidente. Sendo assim, firme uma parceria com uma empresa especializada em gerenciamento de risco de explosão. Uma equipe preparada fará o mapeamento completo da sua indústria e identificará os pontos que exigem atenção redobrada e ajustes para evitar tragédias.

LEIA MAIS: O que deve constar em um laudo técnico de área classificada?

2 – Siga todas as orientações
Não adianta identificar os problemas e não resolvê-los adequadamente. Por isso, depois de receber o laudo com todas as informações a respeito das áreas classificadas, é preciso seguir as determinações para evitar acidentes que resultem em incêndios e explosões.

LEIA TAMBÉM: Qual a importância dos equipamentos Ex?

3 – Não pare de monitorar
Após seguir as orientações da empresa especializada, é importante acompanhar as não conformidades apontadas pelos profissionais e buscar a regularização, como forma de garantir a segurança das estruturas e das pessoas que trabalham e visitam o local.

Esses cuidados levam a indústria a entrar no processo de desclassificação de áreas, que é quando as medidas para reduzir e/ou eliminar os riscos de explosão são seguidos corretamente e apresentam os resultados esperados.

Se a sua indústria está à procura de uma empresa com expertise em gerenciamento de risco de explosão, conheça a Project-Explo, referência no assunto.

A empresa conta com uma equipe especializada, pronta para oferecer um amplo diagnóstico, com indicações claras do que é necessário ser feito para garantir a adequação às normas, com investimento justo e máxima segurança.

Localizada na cidade de São Paulo, a Project-Explo realiza uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações elétricas em áreas classificadas, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

Clientes dos mais variados segmentos já atestaram os serviços da Project-Explo, entre eles Cargill, Atvos, Scania e Saint-Gobain.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.