A importância do risk assessment em locais com atmosferas explosivas

fev 10, 2022 | risco de explosão | 0 Comentários

Você provavelmente já ouviu falar em Risk Assessment – ou análise de riscos, em português. A ferramenta é o ponto de partida na gestão da saúde e segurança de empresas de todos os portes, já que, como o próprio nome sugere, busca identificar e avaliar os riscos existentes no ambiente laboral, apoiando a criação de medidas de prevenção adequadas.

Em atmosferas explosivas, a ferramenta desempenha um papel ainda mais importante na preservação do patrimônio e das vidas envolvidas nos processos industriais. Quer saber mais? Confira abaixo!

 

Risk assessment x risco de explosão

Nos últimos anos, o setor industrial passou por grandes mudanças e evoluções, não apenas de processos, como também de normas e regulamentações. Cada vez mais empresas têm apostado no risk assessment como ferramenta para mitigar os riscos e evitar acidentes ou sanções por não conformidade.

Em locais com atmosferas explosivas, o processo é ainda mais importante e crucial. E logo você vai entender o porquê.

As atmosferas explosivas estão presentes em ambientes onde se realizam atividades com substâncias inflamáveis/combustíveis, como poeira, fibra, gases, vapores, entre outros. Ainda, neste tipo de local geralmente são exigidos diversos procedimentos para a execução de trabalhos – incluindo adequação às regulamentações e normas do setor.

Isso significa que todas as atividades realizadas no ambiente devem ser feitas levando em consideração os perigos, tornando o gerenciamento de risco de explosão um processo indispensável.

Afinal, é preciso realizar o estudo de classificação de áreas para saber onde atmosferas explosivas podem estar presentes, bem como obter diretrizes e traçar, inclusive com priorização, um plano de ação capaz de combater inconformidades. 

Com isso, garante-se um ambiente ainda mais seguro e preparado para as atividades – e atuação humana, claro.

LEIA MAIS: PGR: como as empresas podem fazer o controle de riscos?

 

Como funciona o gerenciamento de riscos?

Basicamente, o gerenciamento de riscos tem como foco a preservação do patrimônio humano e material das empresas. Por isso, em linhas gerais, inclui uma análise sistemática de todos os aspectos relacionados com o trabalho, que identifica, entre outras coisas:

  • Situações que podem causar lesões ou danos;
  • Possibilidade de perigos serem eliminados;
  • Medidas de prevenção ou proteção.

Uma boa forma de realizar o risk assessment é, justamente, com o apoio de profissionais especializados e sistemas capazes de oferecer um processo centralizado e bem estruturado, alinhado com as necessidades de cada negócio.

E isso é exatamente o que a Project-Explo oferece. Para manter as operações sempre de acordo com as regulamentações e aumentar ainda mais a segurança do ambiente, a empresa conta com uma equipe capacitada e preparada para estabelecer e oferecer um amplo diagnóstico para cada tipo de negócio.

Localizada na cidade de São Paulo, a Project-Explo realiza uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações elétricas em áreas classificadas, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis. 

Clientes dos mais variados segmentos já atestaram os serviços da Project-Explo, entre eles Ajinomoto, CSN e Raízen.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.