PGR: como as empresas podem fazer o controle de riscos?

nov 18, 2021 | Consultoria | 0 Comentários

As mudanças promovidas pela NR-01 têm incentivado as indústrias a reforçarem seus projetos para um maior controle de riscos. Com base nas atualizações realizadas, tornou-se obrigatória uma gestão mais efetiva de segurança no trabalho, identificando as ameaças e definindo planos de ação completos.

Para que haja uma maior segurança dos colaboradores, das estruturas físicas e do meio ambiente, as indústrias precisam documentar os riscos que envolvem seus processos produtivos e o que precisa ser feito para evitá-los ou, pelo menos, mitigar as consequências.

Se a indústria já possui uma equipe interna de segurança do trabalho, esta se torna ainda mais necessária com as mudanças da NR-01. Quanto mais alinhados os profissionais estiverem com as normas de segurança, menores serão as chances de acidentes de trabalho até incêndios e explosões.

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Controle de riscos: por onde começar?

O plano de controle de riscos passa por uma série de etapas que ajuda a indústria a se organizar e a realizar o levantamento de forma bem-sucedida. Basicamente, o documento é composto por:

  • Pesquisa
  • Identificação de riscos
  • Classificação de riscos
  • Plano de ação
  • Monitoramento

É importante evidenciar que um plano de controle de riscos não é uma atividade individualizada ou restrita à equipe de segurança do trabalho. Toda a empresa deve estar engajada na elaboração de um documento de controle de riscos.

Isso porque quem atua diretamente nos processos de produção, por exemplo, tem mais propriedade para falar dos possíveis riscos que corre e pode contribuir com sua visão de maneira mais efetiva.

As ameaças que podem acometer colaboradores, infraestrutura e meio ambiente devem ser identificadas em três diferentes circunstâncias: durante as atividades já realizadas pela indústria, antes de o estabelecimento iniciar os turnos ou ao efetuar mudanças nos processos. Nestes três momentos, é imprescindível dar o devido valor ao plano de controle de riscos.

As ameaças identificadas precisam ser detalhadas com base em três pontos importantes: descrição dos perigos e possíveis consequências para a saúde, identificação das fontes ou circunstâncias e indicação do grupo de trabalhadores sujeitos aos riscos.

A partir deste levantamento, o plano de ação é traçado para evitar ou mitigar os danos de forma mais abrangente e efetiva.

Finalizado o plano de controle de riscos, a cada dois anos ele deve reaberto para fins de revisão. Inovações, ineficácia de ação ou ocorrência de acidentes são alguns dos motivos que levam à reabertura e reanálise do documento fora do prazo previamente acordado.

LEIA TAMBÉM: Gestão de riscos: 4 dicas de segurança para indústrias

 

Conte com uma empresa especializada para montar o plano de controle de riscos

Por mais que a sua indústria tenha uma equipe interna de segurança do trabalho, é importante firmar parceria com empresas especializadas em riscos. A Project-Explo é uma referência quando o assunto é explosões.

A empresa conta com uma equipe qualificada, pronta para oferecer um amplo diagnóstico, com indicações claras do que é necessário ser feito para garantir a adequação às normas, com investimento justo e máxima segurança.

Localizada na cidade de São Paulo, a Project-Explo realiza uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações elétricas em áreas classificadas, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

Clientes dos mais variados segmentos já atestaram os serviços da Project-Explo, entre eles Ambev, ADM e Syngenta.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.

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