Você sabe como prevenir riscos de explosão em hospitais?

jul 22, 2021 | risco de explosão | 0 Comentários

Em tempos de pandemia, os olhos de todo o mundo estão voltados para os hospitais. Reorganizados às pressas para atender à alta demanda de pacientes, estes locais precisaram, também, replanejar seus esquemas de segurança, de forma a evitar intercorrências tão grandes quanto as que têm sido provocadas pela Covid.

A manutenção preventiva e a total obediência às regras de segurança permitem que os funcionários possam trabalhar com mais segurança, e os pacientes tenham a certeza de estão em um ambiente seguro para tratar de suas patologias.

Independentemente no cenário que os hospitais enfrentam, estas edificações acomodam equipamentos e substâncias que exigem cuidado no manuseio e no armazenamento. As instalações elétricas, especialmente quando instaladas em áreas com a presença de substâncias combustíveis, merecem atenção especial e periódica.

Qualquer falha no esquema de segurança pode causar incêndios e explosões que resultam em tragédias difíceis de serem esquecidas.

Onde estão as zonas de risco de explosão nos hospitais?

Os hospitais possuem áreas que podem apresentar algum tipo de atmosfera explosiva, ou seja, substância em forma de gás ou vapor que causam explosões quando combinadas com oxigênio e uma faísca (fonte de ignição).

Estas instituições costumam utilizar óleo diesel para alimentar os geradores, caso haja alguma queda de energia. O armazenamento de outros diferentes gases em cilindros também é muito comum em hospitais, que fazem uso destes componentes para prevenir e tratar patologias.

As caldeiras, encontradas em ambientes industriais, também estão presentes em ambientes hospitalares. Consideradas o coração de um hospital, aquecem a água que é utilizada nos centros cirúrgicos, lavanderias e outras dependências para alimentar máquinas, esterilizar equipamentos, esquentar a água de chuveiros e torneiras e manter o conforto dos ambientes.

Para que a caldeira não ofereça riscos de explosões, seus sistemas devem ser checados com frequência e as válvulas mantidas em ótimo estado para evitar entupimentos e erros de ajuste de pressão.

Toda a instalação elétrica também precisa ser constantemente analisada. Cabos à mostra e superaquecimento no transformador ou no quadro de energia pode causar curtos-circuitos que evoluem para incêndios e explosões quando não controlados de forma rápida e adequada.

LEIA MAIS: Entenda como é feita a inspeção de instalações elétricas em áreas classificadas.

Qualquer deficiência no sistema de segurança pode elevar as consequências de um incêndio. Por isso, é importante que os hospitais contem com:

  • Elevadores à prova de fogo
  • Placas de sinalização
  • Sistemas de detecção de fumaça
  • Sprinklers (chuveiros automáticos)
  • Hidrantes e mangueiras em excelente estado
  • Profissionais altamente treinados para emergências

A identificação de todas as áreas perigosas dos hospitais é feita por uma equipe especializada em gerenciamento de risco. Após uma vistoria minuciosa nas dependências, um laudo é emitido apontando as ações que precisam ser realizadas para garantir a segurança de funcionários e pacientes.

LEIA TAMBÉM: Como garantir a segurança nas indústrias farmacêuticas?

Hospitais estão na lista de segmentos atendidos pela Project-Explo, referência em gerenciamento de riscos. A empresa conta com uma equipe especializada, pronta para oferecer um amplo diagnóstico, com indicações claras do que é necessário ser feito para garantir adequação às normas, com investimento justo e a máxima segurança.

Localizada na cidade de São Paulo, a Project-Explo realiza uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações e serviços em eletricidade, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

Clientes dos mais variados segmentos já atestaram os serviços da Project-Explo, entre eles Hospital Santa Catarina, Grupo Baumgart, entre outros

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.