Vamos falar sobre gestão de riscos operacionais?

jul 7, 2022 | Consultoria | 0 Comentários

Conceito já enraizado e, ainda assim, esquecido por muitos, a gestão de riscos operacionais se refere ao monitoramento correto de possíveis ocorrências de perdas e situações resultantes de falhas nos processos internos, erros humanos, políticas e sistemas inadequados, além de atividades criminosas, como fraudes, ou eventos externos. 

Ou seja, uma gama de possibilidades e ameaças reais que fazem parte do dia a dia dos negócios. 

A gestão de riscos operacionais vem justamente, para antecipar essas situações e criar estratégias de mitigação e erradicação dos problemas. Quando bem-feito, o processo traz mais confiança e segurança, garantindo também a tomada de decisões cada vez mais estratégicas e operacionais. 

 

Por que é importante fazer uma boa gestão de riscos operacionais?

Embora os riscos ocupacionais sejam um desafio comum a todas as empresas, os riscos de explosão ganham outras proporções quando falamos de atmosferas explosivas. Isso porque novas variáveis são inseridas neste cenário, que incluem danos bem maiores à integridade física de profissionais (que normalmente são fatais) e a infraestrutura, perdas financeiras e responsabilidades legais e multas regulatórias.

A gestão de riscos operacionais de explosão é um dos grandes desafios das indústrias que armazenam, manipulam ou processam produtos inflamáveis e combustíveis, independentemente do segmento a que pertençam e do porte da organização. 

De falhas nos procedimentos, nas operações e eventos externos, as ameaças e desafios fazem parte do dia a dia de qualquer negócio e, por isso, devem ser acompanhados de perto com pleno conhecimento do tema e com os recursos físicos e humanos necessários. Especialmente porque, em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, qualquer problema deste tipo no meio do caminho pode minar a confiança dos clientes e a reputação da empresa. Continue a leitura deste artigo e entenda mais

 

Gestão de riscos operacionais em ambientes com atmosfera explosiva

Não há uma regra ou processo que se aplique a todo o mercado. É preciso avaliar as especificidades de cada negócio, classificando os tipos de ameaças para garantir uma gestão de riscos operacionais eficiente, levando em consideração:

  • Riscos existentes e fatores que podem contribuir para sua ocorrência;
  • Probabilidade de o risco acontecer;
  • Grau de gravidade, caso o incidente ocorra;
  • Controles que podem impedir sua ocorrência e efetividade;
  • Indicadores de performance e muito mais.

Uma vez que estas e outras informações estejam disponíveis, o processo de monitoramento das ameaças se torna mais seguro, permitindo a criação de medidas eficientes para prevenção. 

É importante notar, no entanto, que, embora este seja um processo fundamental para qualquer negócio, o cuidado deve ser ainda maior em locais com atmosfera explosiva. 

Afinal, o risco de explosividade é uma ameaça por si só à estratégia do negócio, já que há riscos de danos às instalações e ao ambiente do entorno, além de uma ameaça real à vida – dos trabalhadores, da sociedade e do meio ambiente em geral.

Nesse cenário especificamente, o processo de gestão de riscos deve incluir a identificação de todas as possíveis atmosferas explosivas por gases e vapores inflamáveis ou sólidos combustíveis presentes no local, classificando as áreas e inspecionando as instalações e os equipamentos que possam ser considerados possíveis fontes de ignição.

Dessa forma, é possível realizar um controle mais rigoroso, identificando potenciais situações perigosas e estabelecer normas no manuseio dos equipamentos e processos. Um combo que promete contribuir para minimizar os riscos de explosão.

Mas, de nada adianta seguir o protocolo sem o apoio de uma equipe especializada. Afinal, novos riscos surgem diariamente, especialmente em ambientes com atmosferas explosivas. Daí a importância de apostar em conhecimento técnico e equipamentos modernos que prometem monitorar as ameaças e oportunidades nesses ambientes.

Localizada na cidade de São Paulo, a Project-Explo realiza uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações elétricas em áreas classificadas, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis. 

A Project-Explo também oferece os treinamentos presenciais e EAD para capacitação exigida pela legislação do Ministério do Trabalho.

Clientes dos mais variados segmentos já atestaram os serviços da Project-Explo, entre eles Cargill, Amgen, Dow, John Deere, Unilever, entre outros.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.