Como evitar explosões em fábrica de tintas

out 7, 2021 | Consultoria | 0 Comentários

As fábricas de tintas concentram alta quantidade de substâncias químicas, muitas delas inflamáveis, o que eleva a preocupação com riscos de explosões.

Os casos de incêndios graves em indústrias deste segmento já foram noticiados na grande mídia e só ajudaram a reforçar a necessidade de uma gestão de gerenciamento de riscos de explosões mais completa e efetiva no setor.

Além dos danos às estruturas, estes incidentes podem tirar a vida de colaboradores e atingir o meio ambiente e a comunidade local, podendo causar prejuízos financeiros e manchas irreversíveis na reputação da indústria.

Quais os maiores perigos em uma fábrica de tintas?

Entre as substâncias perigosas que fazem parte do dia a dia de uma fábrica de tintas estão resinas, vernizes e solventes. Todas precisam ser manipuladas e armazenadas com cuidado, pois podem gerar uma atmosfera explosiva.

Os processos de produção tanto da tinta líquida quanto da tinta em pó oferecem riscos de explosão. Por isso, cada etapa e o manuseio das matérias-primas precisam ser definidos e aplicados com responsabilidade e segurança.

O apoio de uma empresa parceira especializada em gerenciamento de riscos de explosões pode auxiliar a fábrica de tintas a enumerar todos os pontos de perigo e indicar as soluções mais apropriadas para mitigar as ameaças.

LEIA MAIS: Indústrias químicas: como reduzir o risco de explosões?

Além do uso de equipamentos Ex, indicados para empresas que possuem áreas classificadas, é importante que os maquinários sejam aterrados corretamente. As instalações elétricas não devem produzir nenhum tipo de faísca. Qualquer fonte de ignição pode causar incêndios e explosões.

Os exaustores são equipamentos comumente utilizados para exaurir gases, vapores e poeiras nas indústrias. Nas fábricas de tintas eles são extremamente importantes, pois podem prevenir a formação da atmosfera explosiva sugando todo gás, vapor ou poeira para fora do ambiente ou para um lavador de gases (quando for gás ou vapor) ou um filtro manga/cartucho (quando for poeiras). Geralmente devem ser instalados captadores da exaustão próximo às fontes de liberação, para que esta seja o mais eficiente possível.

A eletricidade eletrostática é outro ponto que merece atenção redobrada. Qualquer faísca proveniente de uma eletricidade estática poderá ignizar uma atmosfera explosiva. Por isso, todo equipamento de processo deve ser aterrado e quando for realizado alguma operação de carga/descarga, é importante que os dois recipientes ou equipamentos envolvidos na operação estejam equipotencializados para que não ocorra uma faísca.

Na transferência de substâncias inflamáveis de caminhões-tanque para o tanque de armazenamento também deve-se ocorrer a equipotencialização.

Este tipo de cuidado se estende ao uso de plásticos, pois o material acumula energia estática. O ideal é utilizar recipientes metálicos sempre que possível nos processos produtivos.

LEIA TAMBÉM: Postos de combustíveis: como gerenciar os riscos de explosões?

Trabalhar em locais com atmosfera explosiva exige análise minuciosa dos riscos e um plano de ação altamente eficiente para evitar acidentes gravíssimos. É por isso que se faz necessária a presença de equipes especializadas em gerenciamento de riscos de explosões para ampliar o monitoramento e a tomada de decisões mais assertivas.

Nessas horas, uma fábrica de tintas pode contar com a expertise da Project-Explo, referência em gerenciamento de riscos de explosões. A empresa conta com uma equipe especializada, pronta para oferecer um amplo diagnóstico, com indicações claras do que é necessário ser feito para garantir adequação às normas, com investimento justo e máxima segurança.

Localizada na cidade de São Paulo, a Project-Explo realiza uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações elétricas em áreas classificadas, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

Clientes dos mais variados segmentos já atestaram os serviços da Project-Explo, entre eles Akzo Nobel, Sherwin-Williams, Valspar, PPG, Acrilex e Luksnova.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.