Existe uma série de cuidados que precisam ser tomados nos postos de combustíveis para evitar incêndios, explosões e vazamentos. Estes acidentes podem colocar em risco o meio ambiente e a vida dos colaboradores e da comunidade local.
Os postos de combustíveis trabalham com substância altamente inflamáveis: Etanol, Gasolina e Óleo Diesel. É muito importante realizar o Estudo de Classificação de Áreas desses locais, assim como verificar quais as fontes de ignições presentes no local.
Por este motivo, os postos de combustíveis precisam do Estudo de Classificação de Áreas para conhecer seus riscos, além de treinar corretamente os frentistas.
Estes estabelecimentos também precisam seguir a NR-20. Criada em 1978 e revisada em dezembro de 2019, a norma reúne diretrizes para a gestão da segurança do trabalho em casos de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de líquidos combustíveis e inflamáveis.
Postos de combustíveis: pontos de atenção
Uma vez que os postos de combustíveis trabalham com inflamáveis, é obrigatório que todos os frentistas sejam devidamente treinados com aulas teóricas e práticas de acordo com os módulos exigidos pela NR-20 no item 20.12 – Capacitação dos trabalhadores, já que qualquer fonte de ignição poderá ignizar uma atmosfera explosiva, causando um grave acidente.
As placas de sinalização devem alertar os trabalhadores dos postos de combustíveis e clientes, sendo que estes devem ser monitorados e abordados caso realizem alguma ação de risco, entre elas deixar o carro ligado, fumar ou falar ao celular nos locais de abastecimento ou depositar combustíveis em recipientes inadequados, como garrafas pet.
O caminhão tanque também oferece riscos, por isso deve ser conduzido e manipulado por pessoas altamente treinadas e munidas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O veículo deve ocupar corretamente a área de contenção reservada para ele nos postos. E tanto o mangote quanto as tubulações e conexões precisam estar em ótimas condições de uso, além de que antes da operação de descarregamento deste caminhão, deve haver a equipotencialização entre eles para que não haja nenhuma fonte de ignição de origem eletrostática.
Inspeções periódicas e gerenciamento de risco
As instalações elétricas em áreas classificadas dos postos de combustíveis devem ser inspecionadas de maneira periódica. Segundo a ABNT NBR 60079-17, o intervalo entre as inspeções periódicas não pode exceder três anos sem o parecer de um especialista. Para isso, vale a pena contar com uma equipe de gerenciamento de risco de explosão, a fim de identificar e mitigar as fontes de ignição que possam dar origem a explosões.
Se precisar de ajuda neste processo, conte com a consultoria da Project-Explo, referência em gerenciamento de riscos. A empresa conta com uma equipe especializada, pronta para oferecer um amplo diagnóstico, com indicações claras do que é necessário ser feito para garantir adequação às normas, com investimento justo e máxima segurança.
Localizada na cidade de São Paulo, a Project-Explo realiza uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações elétricas em áreas classificadas, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis.
Clientes dos mais variados segmentos já atestaram os serviços da Project-Explo, entre eles Raizen, Ipiranga e BR Distribuidora.
Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.