Gestão de riscos: 4 dicas de segurança para indústrias

mar 4, 2021 | Consultoria | 0 Comentários

Com o objetivo de garantir o bem-estar dos colaboradores e oferecer um ambiente de trabalho ideal, é importante que as indústrias sigam algumas dicas de segurança. Os descuidos, mesmo que aparentemente pequenos, podem resultar em problemas graves, que colocam em risco a vida das pessoas e a estrutura do local.

Fazer uma boa gestão de riscos e analisar os resultados periodicamente faz com que o local de trabalho se torne um ambiente seguro para os colaboradores. Esta preocupação ultrapassa as dependências da empresa e transmite uma imagem positiva para clientes e fornecedores.

Muitas indústrias desconhecem os graus de risco de seus processos e insumos, o que acaba facilitando a ocorrência de incêndios e explosões. Por isso, é sempre bom reunir algumas dicas de segurança para conscientizar as organizações e prevenir tragédias.

Dicas de segurança para as indústrias

O risco de incêndios explosões pode estar presente em empresas de diferentes portes e segmentos. A união de uma atmosfera explosiva, oxigênio e uma faísca pode provocar estragos de difícil mensuração. Sem os cuidados necessários, vidas são perdidas, o meio ambiente é lesado e o patrimônio da empresa pode não apresentar chances de recuperação.

Uma vez que a prevenção solução é a melhor solução, vamos deixar aqui quatro dicas de segurança para a sua indústria promover um ambiente mais seguro:

Ofereça treinamento adequado

É importante que todos os colaboradores entendem o cenário onde estão inseridos e tenham todo o suporte necessário para que possam colocar as medidas em prática. Informativos, treinamentos e outras iniciativas internas vão preparar as pessoas que garantir a própria segurança e a do outro.

Determine o use de EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser usados pelos profissionais no dia a dia dentro das indústrias. Eles previnem os acidentes de trabalho e tornam a execução das atividades mais segura. O manuseio correto dos equipamentos com os cuidados certos pode minimizar as consequências de muitos incidentes.

Faça a manutenção das prevenções

Mais do que treinar as equipes e fazer campanhas de conscientização, é essencial que as medidas sejam avaliadas periodicamente. As revisões tanto nos equipamentos quanto nas formas de uso ajudam a manter a segurança de todos.

Contratar uma empresa especializada

Deseja saber se existem atmosferas explosivas na sua indústria? Então procure uma empresa especializada no assunto. Profissionais altamente preparados saberão analisar todas as dependências, identificar os espaços que oferecem algum tipo de risco para o patrimônio e para as pessoas e definir as melhores soluções.

LEIA MAIS: Qual a importância dos equipamentos Ex?

A Project-Explo com uma vasta experiencia no segmento de gerenciamento de riscos e explosões e pode ajudar a sua indústria a se tornar ais segura.

Localizada na cidade de São Paulo, a Project-Explo é composta por profissionais altamente qualificados e preparados para oferecer uma consultoria com base nas orientações da NR 10, que rege sobre a segurança em instalações e serviços em eletricidade, e da NR 20, que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis.

A empresa oferece um amplo diagnóstico, com indicações claras do que é necessário ser feito para garantir adequação às normas, com investimento justo e a máxima segurança.

Entre os clientes que já atestaram os serviços da Project-Explo estão Adm, Cargill, Granol, Cofco, Coamo, Bunge e Fiagrill.

Para conhecer melhor os serviços, entre em contato pelos telefones (11) 5589-4332, (11) 2578-0008 e (11) 95072-8894.

Tudo o que
você precisa
saber sobre
NR-10 e NR-20!

Baixe nosso ebook grátis.